Ao mesmo tempo, ter os dentes saudáveis permite ainda mastigar bem os alimentos, pronunciar bem todos os sons e mostrar um sorriso bonito.
Infelizmente, de acordo com um estudo recente desenvolvido pela Ordem dos Médicos Dentistas, os portugueses são, de toda a Europa, os que mais sofrem de doenças orais, sofrendo frequentemente de problemas como cáries, gengivite, periodontite, halitose, abcessos, sensibilidade dentária ou tártaro.
Há muitas bactérias presentes nos alimentos e bebidas que consumimos e que podem provocar a inflamação dos tecidos à volta do dente, o que acontece logo após o contacto das bactérias com a boca, pelo que lavar os dentes após as refeições é a melhor arma contra elas. Situações muito graves podem derivar desta falta de saúde e higiene oral, como por exemplo endocardite, um problema cardíaco que resulta de infeções provocadas pelas bactérias que entram pela boca e se espalham pela corrente sanguínea.
Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, utilizando se possível uma pasta dentífrica cujo principal ingrediente seja o flúor, 30 a 60 minutos após cada refeição.
Não se deve manter uma escova por mais de 3 ou 4 meses ou até menos, se as cerdas já não estiverem adequadas para usar.
Bochechar com um elixir próprio uma vez por dia é também recomendado.
Usar o fio dental diariamente, antes ou depois da escovar os dentes.
Ir ao dentista com regularidade, no mínimo anualmente, caso não tenha nenhum problema, para um check-up. Ele, melhor que ninguém, pode aconselhar o que de melhor utilizar para manter um sorriso saudável, cuidado e bonito e sugerir os melhores tratamentos e alternativas para corrigir imperfeições, dentes manchados ou escurecidos – branqueamento dentário ou soluções mais complexas, se necessário, como reabilitações totais ou parciais com implantes ou reconstrução total do sorriso com facetas em cerâmica, por exemplo.
Pode ler também este artigo